terça-feira, 15 de abril de 2014

Atividade 2 da 2ª Semana –Blog - A.E.E / D.M.U / SURDOCEGUEIRA

Diferenças entre SURDOCEGUEIRA e D.M.U e semelhanças entre as duas nas estratégias de ensino.
De acordo com Lagati (1995, p. 306) SURDOCEGUEIRA é uma condição que apresenta outras dificuldades além daquelas causadas pela cegueira e pela surdez, enquanto D.M.U são deficiências associadas, ou seja, é uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas de deficiências que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social ( MEC / SEESP, 2002 ). De acordo com Mc Innes (1999), indivíduos com SURDOCEGUEIRA demonstram dificuldades em observar, compreender e imitar o comportamento de membros da família ou de outros que venham entrar em contato, isso ocorre devido à combinação das perdas visuais e auditivas que apresentam. Já as pessoas com D.M.U apresentam características específicas, lançando desafios à escola e aos profissionais que com elas trabalham, essas pessoas constituem um grupo com características específicas e peculiares e, consequentemente, com necessidades únicas.
De acordo com as necessidades específicas das pessoas com surdocegueira ou com deficiência múltipla favorecer o desenvolvimento do esquema corporal delas é de extrema importância, pois, é a partir e por meio dele que o homem descobre o mundo e a si mesmo. Para que a pessoa possa se auto perceber e perceber o mundo exterior, devemos buscar a sua verticalidade, o equilíbrio postural, a articulação e a harmonização de seus movimentos; a autonomia em deslocamentos e movimentos; o aperfeiçoamento das coordenações viso motora, motora global e fina; e o desenvolvimento da força muscular. As pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla, que não apresentam graves problemas motores, precisam aprender a usar as duas mãos. Isso para servir como tentativa de minorar as eventuais estereotipias motoras e pela necessidade do uso de ambas para o desenvolvimento de um sistema estruturado de comunicação.
Uma das estratégias utilizadas para aquisição de comunicação das pessoas com surdocegueira é a técnica mão-sobre-mão: a mão do professor é colocada em cima da mão do aluno, de forma a orientar o seu movimento, o professor tem o controle da situação; ou mão sob mão: a mão do professor é colocada em baixo da mão do aluno de modo a orientar o seu movimento, mas não a controlar, convida a pessoa com deficiência a explorar com segurança. Já as estratégias para aquisição de comunicação utilizadas pelas pessoas com D.M.U, muitas vezes acontecem através de um mediador, todas as interações de comunicação e atividades de aprendizagem devem respeitar a individualidade e a dignidade de cada pessoa com deficiência múltipla, principalmente aquelas que possuem como característica a necessidade de ter alguém que possa mediar seu contato com o meio. Desta forma ocorrerá o estabelecimento de códigos comunicativos entre o deficiente múltiplo e o receptor. Esse mediador terá a responsabilidade de ampliar o conhecimento do mundo ao redor dessa pessoa, visando a lhe proporcionar autonomia e independência. Todas as pessoas se comunicam, ainda que em diferentes níveis de simbolização e com formas de comunicação diversas; assim, considera-se que qualquer comportamento poderá ser uma tentativa de comunicação. Dessa maneira, é preciso estar atento ao contexto no qual os comportamentos, as manifestações ocorrem e sua frequência, para assim compreender melhor o que o aluno tem a intenção de comunicar e responder.


Referência: Coleção; A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar;

Ministério da Educação ( MEC )

Secretaria de Educação Especial
Universidade Federal do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário