Diferenças entre
SURDOCEGUEIRA e D.M.U e semelhanças entre as duas nas estratégias
de ensino.
De acordo com
Lagati (1995, p. 306) SURDOCEGUEIRA é uma condição que apresenta
outras dificuldades além daquelas causadas pela cegueira e pela
surdez, enquanto D.M.U são deficiências associadas, ou seja, é uma
condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas,
revelando associações diversas de deficiências que afetam, mais ou
menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento
social ( MEC / SEESP, 2002 ). De acordo com Mc Innes (1999),
indivíduos com SURDOCEGUEIRA demonstram dificuldades em observar,
compreender e imitar o comportamento de membros da família ou de
outros que venham entrar em contato, isso ocorre devido à combinação
das perdas visuais e auditivas que apresentam. Já as pessoas com
D.M.U apresentam características específicas, lançando desafios à
escola e aos profissionais que com elas trabalham, essas pessoas
constituem um grupo com características específicas e peculiares e,
consequentemente, com necessidades únicas.
De acordo com as
necessidades específicas das pessoas com surdocegueira ou com
deficiência múltipla favorecer o desenvolvimento do esquema
corporal delas é de extrema importância, pois, é a partir e por
meio dele que o homem descobre o mundo e a si mesmo. Para que a
pessoa possa se auto perceber e perceber o mundo exterior, devemos
buscar a sua verticalidade, o equilíbrio postural, a articulação e
a harmonização de seus movimentos; a autonomia em deslocamentos e
movimentos; o aperfeiçoamento das coordenações viso motora, motora
global e fina; e o desenvolvimento da força muscular. As pessoas com
surdocegueira e com deficiência múltipla, que não apresentam
graves problemas motores, precisam aprender a usar as duas mãos.
Isso para servir como tentativa de minorar as eventuais estereotipias
motoras e pela necessidade do uso de ambas para o desenvolvimento de
um sistema estruturado de comunicação.
Uma
das estratégias utilizadas para aquisição de comunicação das
pessoas com surdocegueira é a técnica mão-sobre-mão: a mão do
professor é colocada em cima da mão do aluno, de forma a orientar o
seu movimento, o professor tem o controle da situação; ou mão sob
mão: a mão do professor é colocada em baixo da mão do aluno de
modo a orientar o seu movimento, mas não a controlar, convida a
pessoa com deficiência a explorar com segurança. Já
as
estratégias para aquisição de comunicação utilizadas pelas
pessoas com D.M.U,
muitas vezes acontecem através de um mediador, todas as interações
de comunicação e atividades de aprendizagem devem respeitar a
individualidade e a dignidade de cada pessoa com deficiência
múltipla, principalmente aquelas que possuem como característica a
necessidade de ter alguém que possa mediar seu contato com o meio.
Desta forma ocorrerá o
estabelecimento de códigos comunicativos entre o deficiente múltiplo
e o receptor. Esse mediador terá a responsabilidade de ampliar o
conhecimento do mundo ao redor dessa pessoa, visando a lhe
proporcionar autonomia e independência. Todas as pessoas se
comunicam, ainda que em diferentes níveis de simbolização e com
formas de comunicação diversas; assim, considera-se que qualquer
comportamento poderá ser uma tentativa de comunicação. Dessa
maneira, é preciso estar atento ao contexto no qual os
comportamentos, as manifestações ocorrem e sua frequência, para
assim compreender melhor o
que
o aluno tem a intenção de comunicar e responder.
Referência: Coleção; A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar;
Ministério da Educação ( MEC )
Secretaria de Educação Especial
Universidade Federal do Ceará
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