Sobre a coletânea que será utilizada no curso
As atividades das disciplinas serão fundamentadas, principalmente, na coletânea de livros que foram desenvolvidos na versão 2010/2011 desse curso, numa parceria entre UFC e MEC. Essa coletânea pode ser encontrada no site da SECADI: http//portal.mec.gov.br
EAD Reflexões
A realidade da educação à distância
Cursista: Thony Sávio de Araújo Mendes
Cidade: Palmas – Tocantins
Data: 26/04/13
A educação a distância já é uma realidade nos dias de hoje e está cada vez mais abrangente, pois se diferencia da educação tradicional diante de diversas vantagens, oferecendo horários flexíveis aos seus alunos, encurtando distâncias entre o aluno e a universidade ou o curso pretendido, pois muitas vezes chega a lugares de difíceis acessos e lugares que não tem uma universidade com aulas presenciais, debates online entre grupos de alunos e professores. Para se realizar um estudo à distância existem dois pontos cruciais, primeiro a organização do tempo para estudos e o cumprimento dos prazos de entrega das atividades, concordo com a colega quando ela diz que, “para o curso ser bom depende do cursista”, o aluno pode estudar na melhor universidade do mundo, se ele não tiver compromisso com o curso não chegará a lugar algum, minha graduação era à distância com encontros presenciais aos sábados, antes de iniciar o curso achava que seria moleza, pois a minha ideia é que os conteúdos seriam muito fáceis, e só então pude perceber que EAD não era nada do que eu pensava e que eu tinha que me dedicar aos estudos se quisesse chegar ao final do curso, graças a Deus deu tudo certo e estou aqui hoje formado e com o conceito totalmente mudado em relação à educação à distância. Uma de nossas conquistas na educação à distância é se soubermos adaptar os programas previstos às nossas necessidades, criando conexões com o cotidiano, com o inesperado, tentando transformar o curso em uma comunidade viva de investigação, com atividades de pesquisa e de comunicação, como é citada no texto www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm, a dificuldade em ser um aluno à distância é a organização pessoal do tempo que é indispensável para os processos de aprendizagem à distância, e uma das estratégias para superar essa dificuldade é montar um cronograma semanal com horários definidos de acesso ao curso.
Cursista: Thony Sávio de Araújo Mendes
Cidade: Palmas – Tocantins
Data: 26/04/13
A educação a distância já é uma realidade nos dias de hoje e está cada vez mais abrangente, pois se diferencia da educação tradicional diante de diversas vantagens, oferecendo horários flexíveis aos seus alunos, encurtando distâncias entre o aluno e a universidade ou o curso pretendido, pois muitas vezes chega a lugares de difíceis acessos e lugares que não tem uma universidade com aulas presenciais, debates online entre grupos de alunos e professores. Para se realizar um estudo à distância existem dois pontos cruciais, primeiro a organização do tempo para estudos e o cumprimento dos prazos de entrega das atividades, concordo com a colega quando ela diz que, “para o curso ser bom depende do cursista”, o aluno pode estudar na melhor universidade do mundo, se ele não tiver compromisso com o curso não chegará a lugar algum, minha graduação era à distância com encontros presenciais aos sábados, antes de iniciar o curso achava que seria moleza, pois a minha ideia é que os conteúdos seriam muito fáceis, e só então pude perceber que EAD não era nada do que eu pensava e que eu tinha que me dedicar aos estudos se quisesse chegar ao final do curso, graças a Deus deu tudo certo e estou aqui hoje formado e com o conceito totalmente mudado em relação à educação à distância. Uma de nossas conquistas na educação à distância é se soubermos adaptar os programas previstos às nossas necessidades, criando conexões com o cotidiano, com o inesperado, tentando transformar o curso em uma comunidade viva de investigação, com atividades de pesquisa e de comunicação, como é citada no texto www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm, a dificuldade em ser um aluno à distância é a organização pessoal do tempo que é indispensável para os processos de aprendizagem à distância, e uma das estratégias para superar essa dificuldade é montar um cronograma semanal com horários definidos de acesso ao curso.
PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL COM RESPECTIVO RESUMO
EAD pesquisa sobre A.E.E
Sabemos que educação inclusiva é
um grande desafio para todos nós, diante disso iremos falar um pouco sobre a
implantação da sala de recursos multifuncionais nas escolas e seus objetivos
que é atender as necessidades educacionais especiais de seus alunos,
considerando a complexidade e heterogeneidade de estilos e ritmos de
aprendizagem, para que isso aconteça esse projeto vêm com uma nova perspectiva
de estrutura organizacional, currículos flexíveis, estratégias teóricas com
metodologias eficientes, recursos pedagógicos e parceria com a comunidade. A
educação especial como modalidade da educação escolar responsável pelo o
atendimento educacional especializado deve garantir aos alunos com necessidades
educacionais especiais o que já tem assegurado na constituição federal de 1988,
que é o direito à educação (escolarização) realizada em classes comuns e ao
atendimento educacional especializado complementar e/ou suplementar à
escolarização, que deve ser realizado preferencialmente em salas de recursos na
escola onde estejam matriculados, em outra escola, ou em centros de atendimento
educacional especializado, a perspectiva da sala de recursos multifuncionais é
bem extensa, por isso convido os colegas a fazer uma leitura no site http://www.slideshare.net/Sandrastos/sala-de-recursos-multifuncionais-16974231
onde vocês poderão ler o assunto na íntegra.
VÍDEOS SOBRE TECNOLOGIAS COM RESPECTIVO COMENTÁRIOS
No vídeo Did you Know 2.0 está previsto que a China é o país que terá
100 % de seus graduados falando inglês fluentemente, e que em 2016 será o
país em todo o mundo que terá o maior número de pessoas falando o
idioma, e a pergunta que se faz é: Quem iria prever isso a 60, 40 ou 20
anos atrás? O departamento de trabalho dos E.U.A estima que os
aprendizes de hoje terão de 10 a 14 empregos até os seus 38 anos, mostra
também que muitos cursos de faculdades de hoje não existiam a 10 anos
atrás, fala sobre a velocidade da evolução das tecnologias,
principalmente a informática, neste vídeo cita um exemplo que através do
rádio leva-se 38 anos para alcançar uma audiência de 50 milhões de
pessoas, na TV esse número cai pra 13 anos, já no computador em apenas
04 anos conseguimos alcançar a marca dos 50 milhões de pessoas, tudo
isso porque em 1984 eram apenas 1000 aparelhos conectados à internet, já
em 1992, ou seja, 08 anos mais tarde o número já chegava em 1.000,000
de aparelhos conectados, e 04 anos mais tarde já se ultrapassava os
600,000,000. Já no vídeo Help Desk na Idade Média, quando a pessoa chega
e pergunta para o Ansgar se há algum problema ele se refere ao objeto
como se fosse um computador dizendo: “O problema é essa coisa aqui, não
conseguir fazer nada a manhã inteira”, como se o objeto tivesse travado,
agente percebe que é uma imagem antiga devido às vestimentas, ao local e
a vela ao lado, mas a linguagem dos dois é como se referisse a um
computador, só então pudemos ver que se tratava de um livro, mas que
para manuseá-lo demonstra semelhanças a um computador, não sabe como
abrir e tem medo de tocá-lo, o mesmo que acontece com o analfabeto
virtual, então ele pede suporte a uma pessoa mais experiente no assunto,
quando ele aprende a passar à página ele não sabe como voltar, assim
acontece com algumas pessoas quando mexe no computador vai abrindo
várias páginas e depois se perde não dando conta de voltar onde estava.
Cursista: Thony Sávio de Araújo Mendes Turma:
T34a
O
papel do professor do AEE e a importância do plano de AEE para a aprendizagem
do aluno
O professor do AEE tem uma
função muito importante dentro do ambiente escolar, pois presta um serviço que
suplementa e complementa os conhecimentos dos alunos com necessidades educacionais
especiais, elabora, planeja e confecciona materiais e recursos pedagógicos que
auxiliam os alunos no seu desenvolvimento, com o objetivo de superar barreiras
que dificultam o desenvolvimento integral do aluno dentro e fora da instituição
escolar. O estudo de caso é muito importante para o desenvolvimento do trabalho
do professor do A.E.E
pois ele norteia seu trabalho através do diagnóstico feito com o aluno e faz
com que o professor passe a conhecer a história de vida do aluno, facilitando a
elaboração do plano de ação para o atendimento do educando, é interessante que
cada aluno tenha seu plano pois o plano do AEE contribui para a aprendizagem e o
seu desenvolvimento, e deve ser revisado e alterado sempre que necessário e de
acordo com a necessidade de cada aluno.
Seu blog ficou muito bonito, as postagens também.
ResponderExcluirParabéns!
obrigado
ExcluirÓtimo o seu blog,parabéns viu, obrigada por retirar as fotos,estavam horríveis.
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