quarta-feira, 18 de junho de 2014

Atividade do Blog
RECURSOS E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA O ALUNO COM AUTISMO.
A Tecnologia Assistiva destina-se à ampliação de habilidades de comunicação, onde dá-se o nome de CA (Comunicação Alternativa). No caso do autista serve de incentivo na oralidade e auxilia na comunicação.
Prancha de Comunicação
Público alvo: Alunos de 06 aos 12 Anos com TGD/TEA e pessoas com defasagem comunicativa.
Local de utilização: Sala de aula comum e Sala de Recursos.
Descrição: As pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando figuras, letras, sílabas e palavras. As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras dos alunos.

Intervenções:
  • Nesta atividade o professor poderá trabalhar o português tanto na sala de recursos quanto em sala de aula regular, levando a criança a identificar as vogais e consoantes e a fazer relação entre as imagens, nomes e letra inicial de cada figura.
  • Poderá explorar o conteúdo de ciências, trabalhando com os animais mamíferos, cobertura da pele, formas de locomoção, animais selvagens e domésticos.
  • Trabalhará os meios de transportes, aquático e aéreo.
    Cartas de Baralho

Público alvo: Alunos de 10 aos 12 Anos com TGD/TEA.
Local de utilização: Sala de aula comum e Sala de Recursos.
Descrição: As cartas do baralho podem ser construídas utilizando figuras, letras ou números. As cartas podem ser confeccionadas de papel cartão e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras dos alunos.

Intervenções:
  • Nesta atividade o professor poderá formar pequenos grupos e trabalhar o português tanto na sala de recursos quanto em sala de aula regular, pedindo para a criança formar uma palavra a partir das cartas que ela tem em mãos.
  • Com os grupos formados o professor poderá explorar o jogo de baralho tradicional entregando um número X de cartas e pedindo para que o aluno forme as palavras que conseguir, neste formato ele pode descartar as que não interessam e pegar outras, e assim ir tentando até formar várias palavras.

Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário