Atividade
do Blog
RECURSOS
E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA O ALUNO COM AUTISMO.
A
Tecnologia Assistiva destina-se à ampliação de habilidades de
comunicação, onde dá-se o nome de CA (Comunicação Alternativa).
No caso do autista serve de incentivo na oralidade e auxilia na
comunicação.
Prancha
de Comunicação
Público
alvo: Alunos
de
06 aos 12 Anos com
TGD/TEA
e pessoas
com
defasagem comunicativa.
Local
de utilização: Sala
de aula comum e
Sala de Recursos.
Descrição: As
pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando
figuras,
letras, sílabas e
palavras. As pranchas são personalizadas e devem considerar as
possibilidades cognitivas, visuais e motoras dos
alunos.
Intervenções:
- Nesta atividade o professor poderá trabalhar o português tanto na sala de recursos quanto em sala de aula regular, levando a criança a identificar as vogais e consoantes e a fazer relação entre as imagens, nomes e letra inicial de cada figura.
- Poderá explorar o conteúdo de ciências, trabalhando com os animais mamíferos, cobertura da pele, formas de locomoção, animais selvagens e domésticos.
- Trabalhará os meios de transportes, aquático e aéreo.Cartas de Baralho
Público
alvo: Alunos
de
10
aos 12 Anos com
TGD/TEA.
Local
de utilização: Sala
de aula comum e
Sala de Recursos.
Descrição: As
cartas
do baralho
podem ser construídas utilizando figuras,
letras ou
números. As
cartas
podem
ser confeccionadas de papel cartão
e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras
dos
alunos.
Intervenções:
- Nesta atividade o professor poderá formar pequenos grupos e trabalhar o português tanto na sala de recursos quanto em sala de aula regular, pedindo para a criança formar uma palavra a partir das cartas que ela tem em mãos.
- Com os grupos formados o professor poderá explorar o jogo de baralho tradicional entregando um número X de cartas e pedindo para que o aluno forme as palavras que conseguir, neste formato ele pode descartar as que não interessam e pegar outras, e assim ir tentando até formar várias palavras.
Referência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário